18/10/2010 08:43
Enquanto os brasileiros demonstram estar mais à vontade para comprar casa e carro, uma pesquisa feita pela empresa Harris Interactive mostrou que a intenção de compras de bens de maior valor entre a população dos Estados Unidos não mostrou quase nenhum avanço nos últimos 18 meses.
Quando questionados sobre a probabilidade de compra de uma casa ou apartamento nos próximos seis meses, 10% dos norte-americanos responderam positivamente. Outros 12% disseram que provavelmente comprarão um carro nesse mesmo período.
Com poucas oscilações nas pesquisas anteriores, o percentual do levantamento realizado em setembro deste ano é o mesmo registrado em novembro de 2008, cerca de dois meses após a eclosão da crise financeira internacional.
“Esses números mostram que não há evidência de qualquer mudança no sentimento do consumidor (norte-americano), nem para cima, nem para baixo. Eles sugerem fortemente que uma mudança nos gastos do consumidor é improvável num futuro próximo, que na ausência de uma melhoria econômica, o aumento nos gastos será lento e dificilmente a taxa de desemprego diminuirá nos próximos meses”.
Brasileiros mais confiantes
No Brasil, de acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para comprar casa ou carro alcançou 36% em setembro.
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe social que se mostrou mais à vontade foi a AB, com 43% das respostas, contra 40% da C e 19% da DE.
Fonte: InfoMoney